Conheça esse produto
CD Queen - Live At The Rainbow 74 - Importado
SHEER HEART ATTACK TOUR ao vivo no Rainbow, novembro de 74.
Domingo, 31 de março de 1974, uma banda emergente chamada Queen realizou um concerto marcante no lendário teatro Rainbow, em Londres. Poucos que compareceram àquela apresentação icônica poderiam ter previsto que a banda se tornaria um dos grupos de rock de maior sucesso do mundo, embora muitos mais possam ter suspeitado disso depois desse show impressionante. O show marcou o culminar da turnê nacional do Queen, a primeira como atração principal, e logo após uma turnê de apoio ao Mott the Hoople no final de 1973. O Queen recebeu ótimas críticas, quase inéditas para uma banda de apoio, e era óbvio que eles em breve estaria no topo da lista. O impulso vem crescendo desde o lançamento do álbum homônimo da banda em julho de 1973 e após seu sucesso na turnê Mott, no início de 1974 eles foram eleitos Banda do Ano na publicação musical britânica Disc and Music Echo.
Pouco antes do show do March Rainbow, o Queen apresentou seu novo single, Seven Seas of Rhye, no Top Of The Pops, um espaço altamente cobiçado que surgiu inesperadamente quando David Bowie não pôde comparecer. A banda aproveitou ao máximo, apresentando uma performance emocionante que levou a música ao Top 10.
Embora o Queen agora tivesse seu primeiro single de sucesso e o segundo álbum Queen II tivesse acabado de ser lançado com aclamação da crítica, muitos acharam que tocar The Rainbow era ambicioso demais. Era o principal local de Londres da época, no mesmo nível do Palladium de Los Angeles e do Fillmore East de Nova York. Mas a banda pagou suas dívidas, lutando em clubes e universidades por quatro anos, e nunca duvidando de seu próprio potencial. A confiança da banda foi justificada quando o local esgotou rapidamente a capacidade de mais de 3.000 lugares – com alguns fãs pagando até £ 1,20 por um ingresso!
A performance do Queen foi espetacular desde o segundo em que Freddie subiu ao palco em seu 'traje de águia' branco que logo se tornaria sua marca registrada, um número justo feito especialmente para ele pela estilista Zandra Rhodes, com mangas esvoaçantes. Ele empinou, posou e capturou o público em segundos com sua extraordinária voz e presença de palco, enquanto Brian fornecia o contraponto com sua guitarra inovadora. A poderosa 'sala de máquinas' (como a banda gostava de chamá-la) de Roger e John completou um som diferente de tudo que o público britânico já tinha ouvido. Fãs extasiados aplaudiram e aplaudiram a banda de pé.
O show foi gravado por Roy Thomas Baker, co-produtor dos quatro primeiros álbuns de estúdio do Queen, e pretendia ser o primeiro álbum ao vivo da banda, capturando a magia de uma banda em concerto disparando em todos os cilindros, Queen: Live at the Rainbow ' 74 sem dúvida teria sido um grande sucesso, mas o feroz impulso criativo do Queen produziu uma pilha de novas músicas implorando para serem gravadas e, em vez de lançar o álbum ao vivo, a banda entrou em estúdio para gravar o que se tornaria o álbum inovador de 1974, Sheer Heart Attack. Como resultado, o álbum ao vivo do Rainbow já concluído foi arquivado.
Mais tarde, em 1974, o Queen lançou seu primeiro single no topo das paradas, Killer Queen, que resumia sua marca de rock intenso e letras inteligentes. Apareceu no Sheer Heart Attack, lançado no outono, e foi um grande sucesso. Permanece até hoje o álbum favorito do Queen de muitos fãs. Para comemorar esse sucesso e coroar um ano notável, o Queen retornou ao At The Rainbow em novembro de 1974 para dois shows com ingressos esgotados que foram ainda mais espetaculares do que o de março. Os shows incluíram performances tipicamente extravagantes de Now I'm Here, com as quais eles impressionaram o público na turnê, e apresentavam Freddie aparentemente aparecendo sob os holofotes em lados opostos do palco quase simultaneamente.
Os shows de novembro receberam grande aclamação de fãs e críticos e conquistaram muitos que duvidavam do potencial da banda. Eles capturam o Queen em toda a sua glória: a presença dramática de palco, o repertório de músicas altamente original e escrito por eles mesmos, performances de alta energia juntamente com conteúdo melódico e harmônico impressionante, e a abordagem perfeccionista intransigente para cada aspecto de sua performance que ainda é mantida. até hoje.
O Queen deslumbrou seu público em 1974 com um show inesquecível apresentado com talento, confiança e elegância incomum, desmentindo sua juventude. Os gravadores estavam rodando, captando as performances altamente elétricas. Em 2014, para marcar o 40º aniversário desses shows lendários, Queen: Live at the Rainbow '74 - cuidadosamente restaurado, editado, mixado e masterizado digitalmente - foi finalmente lançado e incluiu muitas cenas nunca antes vistas.
Repertório do CD:
1. Procession
2. Now I'm Here
3. Ogre Battle
4. Father To Son
5. White Queen (As It Began)
6. Flick Of The Wrist
7. In The Lap Of The Gods
8. Killer Queen
9. The March Of The Black Queen
10. Bring Back That Leroy Brown
11. Son And Daughter
12. Guitar Solo
13. Son And Daughter (Reprise)
14. Keep Yourself Alive
15. Drum Solo
16. Keep Yourself Alive (Reprise)
17. Seven Seas Of Rhye
18. Stone Cold Crazy
19. Liar
20. In The Lap Of The Gods... Revisited
21. Big Spender
22. Modern Times Rock 'n' Roll
23. Jailhouse Rock
24. God Save The Queen