Conheça esse produto
CD Queen - Innuendo (2011 Remaster)
O 14º álbum de estúdio do Queen, e o primeiro da década de 1990, foi gravado no Metropolis em Londres e no Mountain Studios em Montreux entre março de 1989 e novembro de 1990. Produzido por Queen e David Richards, Innuendo contém vários dos sucessos mais conhecidos da banda e posteriormente, alguns dos vídeos mais memoráveis ????e comoventes. Seria o último álbum em que Freddie trabalhou e, ainda assim, apesar de sua saúde palpavelmente deteriorada, um trabalho contendo algumas de suas performances vocais mais poderosas e emotivas de todas.
Na época das sessões do Innuendo, apenas algumas pessoas mais próximas de Freddie sabiam a extensão de sua doença e quão pouco tempo restava. Como foi confirmado várias vezes desde então, os quatro membros da banda se uniram como nunca antes para apoiar Freddie de todas as maneiras possíveis durante o máximo que pudessem durante os últimos meses de sua vida. Isto incluiu manter a verdade longe da mídia mundial até o último momento. Os fãs, entretanto, apesar de terem visto a aparição surpreendente de Freddie nos vídeos I'm Going Slightly Mad e These Are The Days Of Our Lives, e na cerimónia de prémios BPI na televisão, embora cientes de que algo estava errado, estavam completamente despreparados para o devastador notícia contida no último comunicado de imprensa de Freddie divulgado um dia antes de sua morte, no qual ele confirmou que sofria de AIDS.
Apesar de sua angústia pessoal, Freddie de alguma forma encontrou forças para reunir algumas performances vocais verdadeiramente de tirar o fôlego para Innuendo, cavando fundo dentro de si mesmo e encontrando profundidade e espírito como nunca antes. Ele pareceu encontrar uma nova dimensão em sua voz e derramou seu coração e alma em cada nota. Isto é ainda mais notável quando se considera a sua condição física durante este período, como fica evidente nos já mencionados últimos vídeos que filmou. Como Brian lembraria mais tarde, Freddie mal conseguia ficar de pé durante as sessões finais, cada hora que esteve presente nos estúdios Mountain exigia um esforço sobre-humano, e ainda assim nada disso é evidente no álbum final.
É impossível acreditar que a voz extraordinária por trás de músicas como Headlong, All God's People, Don't Try So Hard, The Show Must Go On e a faixa-título do álbum, possa ter sido gravada por alguém tão fraco fisicamente quanto Freddie. Muitas pessoas concordam que essas performances (e aquelas que surgirão mais tarde em Made In Heaven) não são apenas ótimas, mas estão entre as melhores e mais comoventes de toda a sua carreira.
Tal como aconteceu com seu antecessor The Miracle, em 1989, todas as músicas (exceto uma) de Innuendo foram creditadas igualmente a todos os quatro membros do Queen, independentemente de quem realmente as concebeu. (All God's People é a exceção, originado das sessões de Freddie em Barcelona em 1988 e co-escrito com Mike Moran). Esta foi outra ideia inteligente de Freddie, e bastante generosa, quando se considera que Freddie havia escrito historicamente muitos dos sucessos de maior sucesso da banda. O conceito de faturamento igualitário foi a solução perfeita para o antigo problema de qual faixa é escolhida como single, quais faixas são lados B, quais músicas são desconsideradas e todos os problemas de royalties de composição relacionados que sempre surgem. Esses aspectos problemáticos dos álbuns e singles têm perseguido inúmeras bandas ao longo das décadas. Eles têm sido o catalisador de discussões intermináveis ??e dividiram muitos grandes grupos, mas de 1989 em diante, pelo menos para o Queen, o problema foi superado com a visão de futuro de Freddie.
Quando Innuendo surgiu em fevereiro de 1991, com o manto de sigilo em torno de Freddie ainda mais rígido do que nunca, os fãs do Queen adoraram e foi universalmente aclamado pela imprensa. As críticas foram extraordinariamente lisonjeiras e com a faixa-título já tendo entrado nas paradas britânicas em primeiro lugar um mês antes, o Queen estava de volta com força total!
Olhando para trás, muitas das músicas de Innuendo são extremamente pessoais, o que não era necessariamente evidente na época do lançamento do LP. Certas músicas são claramente escritas sabendo que a batalha de Freddie pela vida está chegando ao fim, e com os membros da banda lutando para aceitar a realidade iminente de perder a pessoa que mais tarde descreveriam como “o membro mais querido da nossa família”.
Tanto Brian quanto Roger lembrariam mais tarde que as sessões de Innuendo, e as gravações subsequentes que viriam a compor o álbum Made In Heaven (lançado quatro anos após a morte de Freddie), foram uma curiosa mistura de tristeza e alegria, com muito humor e alguns dos melhores momentos que os quatro homens já desfrutaram juntos. A banda se uniu como nunca para aproveitar ao máximo cada segundo disponível no estúdio. Eles gravaram o máximo que puderam no tempo que lhes restava, exatamente como Freddie pediu.
The Show Must Go On deve ser apontado como provavelmente a gravação mais comovente e emotiva do álbum e, claro, é a faixa que fecha o LP. Freddie e Brian conceberam e desenvolveram essa música juntos, com Brian rabiscando furiosamente as letras para Freddie gravar enquanto ainda podia. É um triunfo em todos os níveis e claro, se tornaria um clássico muito querido do Queen.
A capa do álbum Innuendo foi desenhada pela banda e Richard Gray e trazia diversas ilustrações inspiradas em um ilustrador do século 18 chamado Granville (1803-1847). A ideia veio de Roger quando ele encontrou um livro de ilustrações e mostrou para a banda um desenho específico a lápis preto e branco, A Juggler Of Universes. Eles adoraram e Richard Gray foi chamado para adaptar a imagem para a capa. Ilustrações adicionais de Angela Lumley, também baseadas no trabalho de Granville, foram usadas na contracapa e em várias capas de singles subsequentes em todo o mundo.
O álbum Innuendo foi lançado em 4 de fevereiro de 1991 e uma semana depois caiu nas paradas de álbuns do Reino Unido em primeiro lugar, alcançando finalmente o status de vendas de platina. Em breve alcançaria a posição número 1 na Holanda, Suíça, Alemanha, Finlândia, Portugal e Itália.
Repertório do CD:
1. Innuendo
2. I'm Going Slightly Mad
3. Headlong
4. I Can't Live With You
5. Don't Try So Hard
6. Ride The Wild Wind
7. All God's People
8. These Are The Days Of Our Lives
9. Delilah
10. The Hitman
11. Bijou
12. The Show Must Go On